15 abril 2011

Teatro de Español
“Matenieves y los Siete Enanitos”
        Ao longo dos séculos, o Teatro tem sido um veículo cultural, didático e lúdico, e igualmente uma fórmula atrativa para unir os alunos. Não podemos esquecer que a cultura é património de todos e que é importante incluir a arte na formação. Assim, os textos teatrais na aula de língua estrangeira devem considerar-se como uma actividade integradora que possibilite um dos objetivos fundamentais no ensino de uma segunda língua: desenvolver ao máximo as capacidades de expressão e de comunicação.
Posto isto, como professora de língua estrangeira - espanhol, perguntava-me: “Por que não utilizar o Teatro como ferramenta pedagógica, em língua estrangeira?”
E, foi com o intuito de estimular a criatividade, o interesse e o espírito crítico, que auxílio e oriento alguns alunos de espanhol do 10ºG e do 12ºH na encenação da peça teatral - “Matenieves y los Siete Enanitos”, inspirada no conto infantil “Branca de Neve e os sete anões”.
Desde que começamos os ensaios no 1º período, tenho vindo a constatar uma série de vantagens obtidas quando se trabalha o Teatro com os alunos. Estes aprendem a improvisar, a desenvolver a oralidade, a expressão corporal, a colocação de voz, o vocabulário e consequentemente a capacidade de redação. Incentivando a leitura e proporcionando o contacto com um vasto património cultural de obras escritas, neste caso o conto acima mencionado.
Por outro lado, desenvolvem o seu lado emocional, aprendem a organizarem-se com os novos amigos, trabalham a cidadania, a ética, os sentimentos e ajuda os alunos tímidos a desinibirem-se e adquirirem auto-confiança. Sem dúvida, que desenvolvem habilidades adormecidas, estimulando a imaginação e a organização do pensamento. No fundo, os alunos aprendem e despertam potencialidades, de uma forma lúdica. Efetivamente, são incontáveis as vantagens ao trabalhar o teatro.
Todavia, também a parte do cenário é fulcral para que a peça seja bem concebida.
Como tal, não posso deixar de agradecer a colaboração da Professora Gracinda Ramos e dos alunos do Clube de Artes, que prontamente se disponibilizaram para elaborar o cenário da peça teatral. 
 “La vida es como una obra de teatro: no es la duración sino la excelencia de los actores lo que importa”                                                          Seneca 

0 comentários:

Publicar un comentario